sábado, 9 de novembro de 2013

Serta - Serviço de Tecnologia Alternativa





Com mais de 20 anos de atividade, o Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa – é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão formar jovens, educadores/as e produtores/as familiares, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas, na promoção do desenvolvimento sustentável do campo. A organização foi fundada em 1989 a partir de um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia própria para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias apropriadas. Desde sua origem, teve como foco o desenvolvimento e reconhecimento da importância da agricultura familiar.




Atualmente, O Serta atua a partir de dois campi: em Ibimirim, às margens do Açude Poço da Cruz, e, em Glória do Goitá, no Campo da Sementeira. Obteve o credenciamento do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma) para constituir, nos dois campi, escolas técnicas de formação profissional – Centro Tecnológico da Agricultura Familiar – reconhecendo-se a formação dos ADL – Agentes de Desenvolvimento Local – na categoria de curso profissional de Nível Médio Técnico em Agroecologia.





Em 2003, a Bacia do Goitá foi reconhecida como Polo da Agricultura Orgânica de Pernambuco.  Hoje, o Polo é uma conquista que integra, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (Promata), a agenda pública estadual. Com essas referências, o Serta passou a integrar a Rede de Fortalecimento Institucional, cujo objetivo é promover, no território nacional, ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural brasileiro. Participa também da Rede Layc (Rede latino-americana e do Caribe de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável) e do CAIS (Centros de Aprendizaje e Intercambio de Saberes en América Latina), duas articulações latino-americana de entidades voltadas para a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.




Em todos esses campos de atuação, o Serta vem contribuindo para a formação e a mobilização das potencialidades de pessoas, das organizações e dos negócios. Criou condições para facilitar processos de apropriação de competências complexas – saber ser, saber conhecer, saber conviver e saber fazer – reunindo jovens, produtores, artistas, educadores, gestores, conselheiros e lideranças em torno dos desafios do desenvolvimento local.

Açúde Engenheiro Francisco Saboya, s/n - Povoado Poço da Cruz/Zona Rural - Ibimirim /PE - CEP: 56580-000 Contatos: (81) 3658 1226/1265 (87) 3952 5008 - serta@serta.org.br
CNPJ: 12.048.807/0001-83

Nenhum comentário:

Postar um comentário